1. A constituição de uma sociedade pluralística, composta por membros de diferentes orientações teóricas, tendo, entretanto, como eixo norteador de suas atividades, a linha freudo-lacaniana.
2. A formação de psicanalistas, prezando pela transmissão e o estudo da teoria de Sigmund Freud, criador da psicanálise, e ciente de que qualquer proposta de transmissão na psicanálise só se sustenta mantendo-se a abertura do inconsciente, relegando qualquer perspectiva burocrática ou de universalização.
3. O ensino da teoria psicanalítica implica ir além dos conceitos e das técnicas do saber-fazer, ao ter a ética como seu fundamento.
4. A pesquisa que pressupõe o “colocar de si”, o dizer além dos ditos, formulando as questões a partir da clínica para o desenvolvimento da teoria e da prática psicanalítica. Para tanto, é necessário incentivar a publicação relativa à psicanálise.
5. Difundir a psicanálise, enquanto uma mensagem, resto da transmissão, com objetivo de promover o intercâmbio com instituições congêneres, fomentando o debate das questões relativas à formação dos psicanalistas, bem como promovendo o intercâmbio científico.
6. Instaurar um espaço clínico, qual seja, um campo transferencial movido pela força do sintoma, da inibição e da angústia que propicie a abertura da escuta analítica a todos os indivíduos que buscam tratamento na instituição psicanalítica.
O Círculo Psicanalítico de Minas Gerais é um espaço de transmissão e formação permanente em Psicanálise. Fundado em 1963, é filiado ao Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) e vinculado, no âmbito internacional, à International Federation of Psychoanalytic Societes (IFPS).
Está situado na rua Maranhão, 734 – 3º andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG.
O acesso ao bairro Santa Efigênia é fácil, com diversas opções de transporte público, incluindo ônibus e metrô (Estação Santa Efigênia), e proximidade a vias importantes, como a Avenida do Contorno. O bairro também é próximo ao Centro e à Savassi, permitindo deslocamentos a pé para regiões em que se concentram muitos serviços. A presença de ciclovias e ciclofaixas em algumas vias principais do bairro contribui para o deslocamento de bicicleta.
Uma curiosidade sobre o bairro Santa Efigênia é a sua forte ligação com a fundação da capital, sendo o local de origem do 1º Batalhão da Polícia Militar, que influenciou o nome do bairro em homenagem à sua padroeira, Santa Efigênia, a padroeira dos militares. O bairro é reconhecido por sua arquitetura, com a presença de prédios históricos tombados e complexos hospitalares e educacionais tradicionais, como a Santa Casa e o Hospital das Clínicas.
No local ocorre, conforme agenda da semana, a realização de seminários, aulas, debates, exibição de filmes, entre outras atividades.
Temos uma secretaria para informações e suporte aos estudantes e comunidade, e uma biblioteca aberta ao público.
Nossos contatos são:
Telefones:
(31) 3223-6115
(31) 99774-1230
e-mail: cpmg@cpmg.org.br
O Círculo Psicanalítico de Minas Gerais se estrutura em diretorias:
Diretoria e vice-diretoria: representa o Círculo, em juízo e fora dele; convoca reuniões internas e Assembleia Geral; preside as reuniões e assembleias; apresenta relatórios das atividades da Instituição, e, anualmente, os respectivos balancetes financeiros; cumpre com as demais obrigações estatutárias, entre outras atividades.
Diretoria da Formação Permanente: planeja, organiza e executa a política de transmissão da Psicanálise como auxiliar na elaboração e supervisão de todas as demais atividades de caráter científico e cultural.
Diretoria de Comunicação e Divulgação: planeja, organiza e executa a política de comunicação interna e externa do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
Diretoria Administrativo-Financeira: supervisiona atividades administrativas no que se refere à documentação institucional; fiscaliza documentos; administra a receita e despesas da instituição; assina cheques e ordens de pagamento; organiza os balanços e demonstrativos de receitas e despesas do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais; entre outras atividades.
Diretoria da Secretaria: Redige, tem sob sua guarda, as atas da Diretoria Executiva; dirige os trabalhos de secretaria no que se refere à documentação institucional da Entidade.
É um dos dispositivos que o Círculo oferece, desde 1995, como parte do processo de formação permanente dos candidatos desejantes a se tornarem psicanalistas.
É o espaço apropriado para os futuros psicanalistas estabelecerem a ligação entre a teoria e a prática supervisionada, estudando, trabalhando, apresentando suas produções e discutindo com seus pares acerca dos atendimentos clínicos iniciados nesta etapa da formação.